Lance no consórcio de moto: 3 aspectos que você precisa saber!

Lance no consórcio de moto: 3 aspectos que você precisa saber!

Se você decidiu ler este conteúdo, certamente já está em um consórcio de moto ou, ao menos, está pronto para entrar nele. Saiba que essa foi, provavelmente, a melhor escolha, a mais segura para quem não tem o dinheiro para comprar o veículo à vista.

Mas, entendemos, também, que há certa ansiedade para conseguir obter a motocicleta o quanto antes. O jeito mais rápido de fazer isso é por meio do lance no consórcio de moto.

Existem alguns macetes a serem seguidos para que você apresente uma oferta vencedora quando tomar essa decisão. Para ajudar você a entender melhor como funcionam os lances e quais os caminhos mais curtos para obter a carta de crédito, elaboramos este artigo com 3 aspectos que você precisa saber! Continue a leitura!

1. Como é definido o lance vencedor

Cada administradora tem uma dinâmica para definir os lances vencedores, mas a base para todas é a mesma: elas atuam com o lance fixo e com o lance livre. É preciso entender as duas modalidades para definir qual se encaixa melhor ao seu perfil e, então, fazer a sua escolha.

Lance fixo

Nesse caso, o percentual é determinado previamente pela administradora do consórcio. Todos os participantes concorrem com o mesmo valor em cada assembleia. Depois que são definidas quantas pessoas vão participar, é feito um sorteio entre elas.

As chances de ser contemplado com a carta de crédito são favoráveis, pois o certame é feito apenas entre os participantes que optaram por fazer o lance.

Lance livre

Esse tipo de lance no consórcio de moto funciona de forma parecida com um leilão. A diferença é que os valores são ofertados em segredo, então não há como cobrir o que os demais participantes ofereceram.

Leva a carta de crédito quem oferecer o maior valor. Se dois ou mais participantes empatarem, então será feito o sorteio entre eles.

2. Como dar um bom lance

Como mencionamos, para dar o lance certo e obter a carta de crédito de forma antecipada, é preciso estudar o grupo a que você pertence. Participe ativamente das assembleias e verifique quais são os valores que costumeiramente acabam vencendo os leilões.

Essa decisão também pode ser tomada antes de você assinar o contrato do consórcio. Para aquelas pessoas que pretendem antecipar a contemplação por meio de lances mais baixos, o ideal é entrar em um grupo que já esteja em andamento. Você pode fazer isso assumindo a cota de algum participante desistente, por exemplo.

Isso porque as pessoas que têm mais dinheiro para oferecer bons lances o fazem logo no início do consórcio, nas primeiras assembleias. Com o passar do tempo, a tendência é de que esses valores baixem e suas chances serão maiores.

Por fim, é importante saber que bons lances costumam variar entre 30% a 50% do valor total da carta de crédito.

3. O que acontece quando alguém faz um lance alto

Antes de tudo, é importante que você verifique se a administradora do consórcio tem, em seu contrato, a exigência de um valor mínimo de lance estipulado. Assim, você já consegue se organizar para fazer a sua proposta.

Caso opte por oferecer um valor alto e conseguir, assim, antecipar a obtenção da carta de crédito, você poderá diminuir o número de parcelas que pagará pelo consórcio e sair com a moto desejada antes do que imaginava. Melhor: com a vantagem sobre os financiamentos de não arcar com taxas de juros.

Lembre-se sempre de que o lance é o adiantamento de prestações e que ele será abatido do total que você deve pagar pelo consórcio. Mas a contemplação antecipada da carta de crédito não libera você de quitar o restante do valor.

Agora que entendeu como dar o melhor lance no consórcio de moto, saiba que esse tipo de investimento tem crescido cada vez mais, e que essa é a forma mais segura de obter um bem, livrando-se da burocracia de aprovação de crédito, da necessidade de ter um valor de entrada e dos juros.

Já sabe como vai fazer para antecipar a contemplação da sua carta de crédito? Conte para nós as suas estratégias e tire suas dúvidas sobre o assunto deixando um comentário logo abaixo!

Voltar