Contemplação no consórcio: como funciona?

Contemplação no consórcio: como funciona?

A contemplação no consórcio se tornou a melhor alternativa para quem deseja adquirir um bem. Isso porque os brasileiros que não possuem uma maneira de comprovar renda ou não atendam aos requisitos exigidos para realizar um financiamento, encontram no consórcio uma opção para aqueles que não têm tanta pressa para tê-los em mãos.

Em um consórcio, o assunto que mais gera interesse é a contemplação, que é a atribuição do crédito ao consorciado para a aquisição do bem desejado. Essa atribuição pode ocorrer por meio de lance ou sorteio e para entender como funciona essa contemplação, precisamos voltar ao que acontece antes desse momento.

Afinal de contas, como funciona o consórcio?

Para compreender melhor como se dá o processo de contemplação, primeiro precisamos entender o que é e como funciona o consórcio.

1- O que é consórcio?

O consórcio é feito com um grupo de compradores que possuem o objetivo de adquirir um bem em comum. Os participantes pagam mensalidades e há pelo menos um contemplado com a carta de crédito todo mês, que pode ser por meio de sorteio ou oferecimento de um lance.

2- Como funciona?

O consórcio deve ser administrado por uma instituição credenciada pelo Banco Central. Ela se torna a responsável pelo recebimento de valores, formação de grupos e contemplação das cotas.

É criado um caixa único com os pagamentos das parcelas, que será utilizado para custear as cartas de crédito distribuídas mensalmente pela administradora do consórcio.

Tipos de contemplação no consórcio

Sorteio

O sorteio contempla um ou mais participantes do grupo, de acordo com o valor total que estiver disponível em caixa, para receber uma carta de crédito no valor do plano que escolheu. Esse método reflete a própria essência do consórcio, já que todos os membros que estiverem em dia com o pagamento de suas contribuições irão concorrer em plena igualdade de condições.

O sorteio acontece por meio de uma assembleia, independentemente do número de prestações que já tenha pagado. Dessa maneira, um sorteio servirá apenas como uma definição de ordem para o recebimento do crédito, uma vez que todos os membros do grupo o receberão até o final do plano.

Lance

Nem todo mundo quer contar com a sorte para ser contemplado e, para isso, existe o método de contemplação por lance oferecido.

O lance é a opção que o consorciado tem de concorrer à contemplação através de antecipação de parcelas. Aquele que oferecer a maior oferta nesse leilão será contemplado, mas pode acontecer do caixa do grupo ter disponibilidade para que mais alguém que tenha dado um outra grande oferta, também seja contemplado.

Os critérios para oferta e desempate de lances são pré-definidos em contrato. Portanto, quando se adquire cotas de consórcio, é extremamente importante que verifique quais as condições contratuais para participar do sistema de lance.

Lance fixo e lance livre

No caso de lance fixo o percentual é determinado previamente pela administradora do consórcio. Todos os participantes concorrem com o mesmo valor em casa assembleia. Após serem definidas a quantidade de participantes, é realizado um sorteio entre eles.

As chances de conseguir a contemplação com a carta de crédito são favoráveis, pois o certame é feito somente entre os membros que escolheram fazer o lance.

Já com o lance livre, o consórcio funcionará de maneira semelhante a um leilão. O que muda são os valores ofertados em segredo, então não há como cobrir o que os outros participantes ofereceram. Fica com a carta de crédito quem tiver oferecido a maior quantia. Caso aconteça um empate, então será feito um sorteio entre eles.

O que acontece se for contemplado?

O valor da carta de crédito será atualizada de acordo com o valor do bem e depois você poderá escolher o fornecedor e o bem a ser adquirido, conforme a categoria definida no contrato do grupo de consórcio.

Mesmo que a administradora seja vinculada a algum fornecedor específico, em hipótese nenhuma ela poderá restringir sua liberdade de escolha.

Boa sorte!

Se gostou da nossa matéria e deseja fazer parte de um consórcio, leia também 9 termos do consórcio que você precisa conhecer e esteja preparado para adquirir o bem dos seus sonhos.

Voltar