Carta de crédito no consórcio: saiba como ela funciona!

Carta de crédito no consórcio: saiba como ela funciona!

Você está pensando em comprar uma moto, mas não quer correr riscos enfrentando altas taxas de juros com um financiamento? Saiba que há uma maneira mais segura de parcelar a aquisição do veículo e que permite fazer um planejamento adequado das suas despesas: trata-se da carta de crédito no consórcio.

Você conhece bem como funciona esse processo? Neste artigo, vamos esclarecer ponto a ponto o que é o consórcio, como funciona a contemplação da carta de crédito, os sorteios e o lance que você pode dar a cada mês. Continue a leitura!

O que é carta de crédito no consórcio?

Ao buscar esse tipo de negociação, você deve entrar em contato com uma administradora de consórcios de confiança. Para a compra de uma moto, o recomendável é procurar o sistema oferecido pela própria concessionária, assim você terá mais segurança na aquisição do benefício e estará ao lado de outras pessoas que têm o mesmo objetivo.

Ao entrar no grupo de consórcio, você faz o pagamento das parcelas mensais, junto a outros participantes que desejam adquirir o bem no mesmo valor. Há três formas de obter a carta de crédito no consórcio: sorteio, lance ou ao término do pagamento das mensalidades.

Funciona como se fosse um vale-compras no valor total do que foi investido. Com a carta de crédito em mãos, é só comprar o bem escolhido no valor que ela representa.

Quais as vantagens do consórcio?

Há muitos benefícios na aquisição de uma carta de crédito no consórcio, principalmente em relação às outras formas de financiamento. A primeira delas é a economia e a possibilidade de planejar o seu orçamento para a compra da sua moto.

No consórcio, não há juros embutidos nas parcelas: as empresas que oferecem o serviço cobram apenas uma taxa de administração, que é fixa, ou seja, você sabe exatamente o valor que está pagando até o fim!

Outra vantagem é a segurança oferecida na operação, já que apenas você poderá usar a carta de crédito para a aquisição do veículo. Além disso, com ela em mãos, você tem possibilidade de negociar o valor da moto, já que usá-la é a mesma coisa que ter o dinheiro para a compra à vista.

Como funciona a contemplação da carta de crédito?

Como dissemos, você poderá ser contemplado ao término do pagamento das parcelas ou de duas outras formas, que explicaremos a seguir.

Sorteio

Todos os meses, há uma reunião promovida pela administradora do consórcio para que seja feito o sorteio entre os participantes. Normalmente, ele corre pela Loteria Federal e a pessoa contemplada pode receber a carta de crédito antes mesmo de pagar o fim das mensalidades. Dessa forma, você pode comprar a moto e seguir pagando as parcelas depois.

Lance

Nas reuniões do grupo, você também pode oferecer um lance, um valor em dinheiro a mais do que o da parcela, como se fosse um leilão. Quem oferece mais naquele mês é premiado com a carta de crédito no consórcio.

O que acontece quando há atraso das parcelas?

Antes de tudo, saiba que o consórcio funciona como uma poupança conjunta em que todos pagam o mesmo valor para poder adquirir o bem ao final. Por isso, é preciso ter responsabilidade e um bom planejamento financeiro para entrar no grupo.

Mas se você tiver algum problema pontual e precisar atrasar o pagamento da parcela, há alternativas: pagamento de multa ou juros, dependendo do tipo de contrato, ou transferência da cota para outra pessoa, se o imprevisto for permanente. Vale destacar que só participa dos sorteios ou oferece lances aquelas pessoas que estão com o pagamento em dia.

Lembrando que contar com uma boa concessionária é fundamental para realizar um consórcio de motos — assim, você adquire o produto desejado com a segurança necessária e qualidade no atendimento

E então? Tiramos as suas dúvidas sobre a carta de crédito no consórcio? Viu como vale a pena pesquisar e fazer uma negociação mais segura e com planejamento financeiro na hora de comprar uma moto?

Se quiser saber mais detalhes sobre o assunto e adquirir a sua motocicleta, entre em contato conosco!

Voltar