Sorteio no consórcio e lance no consórcio: entenda as diferenças

Sorteio no consórcio e lance no consórcio: entenda as diferenças

Quer comprar uma moto ou trocar a que já tem, mas não tem o montante para pagar à vista? Nesse caso, a melhor escolha é entrar em um consórcio. Com ele, embora leve mais tempo para adquirir o bem, fica-se livre dos juros e imprevistos do financiamento.

Melhor do que isso, por meio de sorteio no consórcio e lance no consórcio, é possível comprar a motocicleta antes de pagar todas as prestações. Isso porque ao entrar em um grupo, a carta de crédito pode passar às mãos do consorciado antecipadamente se ele for sorteado ou oferecer um valor vencedor na assembleia mensal.

Quer entender melhor como funcionam esses processos? Então, leia este post e tire suas dúvidas!

Como funcionam os sorteios no consórcio?

Os sorteios são uma forma de contemplação da carta de crédito oferecida pelas administradoras de consórcio e que só dependem da sorte do consorciado. Ele é mensal e acontece na assembleia — quando são verificados os pagamentos feitos no período.

Quem está em dia com as parcelas pode participar. A mecânica é simples: normalmente, o sorteio corre pela Loteria Federal (cada participante tem um número, em geral, impresso nos boletos de mensalidade do consórcio). O contemplado pode usar a carta de crédito imediatamente e pegar a moto antes de terminar de pagar as prestações.

Qual o passo a passo para dar um lance no consórcio?

Se você é daqueles que nunca ganham nada em sorteios, mas tiver as finanças organizadas, pode aproveitar outra forma de antecipar a contemplação da carta de crédito: os lances no consórcio. Existem três modalidades. Conheça-as a seguir!

Lance embutido

O lance embutido pode beneficiar todos os consorciados, até mesmo os que não conseguem poupar. Com ele, qualquer um pode usar de 10% a 20% do valor da própria carta de crédito para dar o lance na assembleia.

Vale lembrar que, se escolher esse tipo de lance, o consorciado recebe esse valor a menos na contemplação. Por exemplo, se entrou em um grupo cujo valor previsto é de R$ 30 mil e der um lance de 10% da carta de crédito, terá R$ 27 mil para adquirir a moto.

Lance livre

Esse é o tipo mais comum de lance aceito nos grupos de consórcio: o interessado calcula quantas parcelas pode adiantar e faz o lance. Se ninguém oferecer uma quantia maior, ele é contemplado com a carta de crédito.

Alguns macetes podem ajudar a ter mais chances. Um deles é conhecer bem o grupo e analisar, ao longo dos meses, qual a média dos lances oferecidos pelos demais participantes.

Lance fixo

Algumas administradoras de consórcio oferecem essa modalidade. Nela, o valor a ser oferecido como lance é fixado previamente. Então, os consorciados que quiserem bancá-lo a cada mês participam de um sorteio, para que haja a definição e a contemplação.

Qual a melhor opção para quem entra em um consórcio?

Diante das opções existentes, a melhor escolha depende das condições do participante do consórcio de moto. Se conseguir poupar para oferecer um lance, tem mais chances de adquirir o veículo desejado antecipadamente. Se não, pode contar com a sorte ou comprar a motocicleta assim que quitar as prestações.

O importante é que este é um investimento seguro e sem os juros de um financiamento. Agora que você já sabe como funcionam sorteio no consórcio e lance no consórcio, entre em contato conosco para conhecer nossas melhores condições!

Voltar