Consórcio: facilidades e benefícios

Consórcio: facilidades e benefícios

Se não é possível para você comprovar uma renda mensal através de um holerite ou se não possui tudo o que é necessário para obter um financiamento, então o consórcio pode ser a melhor solução para que possa adquirir o seu bem desejado com menos burocracias de obtenção de recursos do que um financiamento.

O consórcio acontece quando pessoas são reunidas em um grupo com o objetivo de garantir o bem que desejam, em um prazo previamente definido, com o auxílio de uma administradora para gerenciar as regras desse consórcio.

Graças à facilidade de aquisição, como dissemos antes, e à economia que é feita nesse processo, muitas pessoas passaram a preferir essa forma de compra coletiva para adquirir o primeiro veículo ou trocar o que já possuem. Ao parcelar a compra, os consorciados programam a aquisição e não precisam prejudicar o orçamento mensal, já que as parcelas não tem juros.

Vamos compartilhar com você, a seguir, alguns dos benefícios e facilidades que fazem do consórcio uma das melhores opções na aquisição de um veículo.

Consórcio permite que faça um planejamento da compra

Adquirir um veículo é algo que aumentará seu patrimônio e provavelmente será utilizada por bastante tempo. E por esse motivo, requer que tenha um bom planejamento, já que esse é um bem que causa um certo impacto no orçamento pessoal ou familiar.

Quando se faz um financiamento ou empréstimo as chances de contrair dívidas são muito altas, o que pode ser um bloqueio para adquirir o tão esperado bem. Uma das vantagens que você pode ter através do consórcio é o poder de programar quando receberá o veículo.

Sendo assim, ao participar de um grupo, você terá noção prévia do tempo de duração do plano e também quais as condições de sorteio e lance. Isso permite que tenha a opção de pagar as parcelas regularmente e aguardar ser contemplado quando for sorteado ou dar um lance para que receba o bem mais rápido.

Parcelamento sem juros

Ao contrário de um financiamento, no consórcio você não paga juros. Ao invés disso, no consórcio o consumidor paga uma taxa de administração.

“Para quem não tem o hábito de poupar, o consórcio é uma forma de fazer uma poupança forçada para realizar o sonho, e essa é sua principal vantagem”, explicou Marcelo Prata à Exame, especialista em financiamento e presidente do Canal do Crédito.

Um bom modo de economia na aquisição

Independentemente de como esteja o estado de conservação do bem, todos os veículos são atingidos pela depreciação dos preços. Só para que se tenha uma noção, assim que você sai da concessionária com um carro ou uma moto 0km eles vão diminuir de valor.

Então imagine, como seria complicado, comprar um veículo por meio de financiamento e ter que pagar, em muitos casos, duas ou três vezes além do preço original, apenas por conta dos juros que lhe foram impostos. Se somar isso à depreciação natural do veículo, verá que o consórcio é a melhor forma de evitar essa perda significativa em médio e longo prazo.

Já que no consórcio, você tem apenas a taxa de administração da empresa responsável por gerenciar seu grupo e garantir que todos os veículos sejam entregues, taxa essa que é bem menor em relação aos juros do financiamento.

No financiamento, a taxa de entrada é feita com o propósito de quitar algumas dívidas com cadastro e toda a parte burocrática da transação, coisa que no consórcio não é necessário o adiantamento de um grande valor para se integrar ao grupo.

O consorciado pagará apenas o valor referente à parcela habitual do plano, de acordo com o número de meses. Isso torna o uso do dinheiro mais eficiente e consequentemente oferece mais poder de compra para o consumidor.

Segurança financeira e prazos maiores

Algumas pessoas sentem dificuldade em guardar parte de sua receita todos os meses e encaram o consórcio de forma negativa, já que é preciso que as parcelas sejam pagas mensalmente sem falta para receber uma carta de crédito no valor do bem desejado.

É muito importante aderir a um consórcio de uma administradora consolidada, que é o caso do Consórcio Nacional Honda, por exemplo, já que é homologada pelo Banco Central do Brasil para atuar. Assim, você pode ter a certeza de que vai ser contemplado.

Um dos benefícios mais interessantes do consórcio é o fato do comprador ter a liberdade para escolher em quanto tempo irá fazer a aquisição do veículo. Sejam 12, 24, 36, 48 meses, entre diversas possibilidades, você poderá escolher a opção que mais se adequar à sua realidade financeira.

A flexibilidade financeira é garantida através da duração do plano, assim você pode gerenciar melhor seus gastos domésticos sem ficar pressionado como seria em um financiamento tradicional.

Realize seu sonho!

Agora que você já sabe alguns dos diversos benefícios de se optar pelo consórcio, que tal realizar seus sonhos de conseguir uma moto nova? Veja o que levar em consideração na hora de escolher um consórcio de motos.

Voltar